sábado, 4 de junho de 2016

Resenha #26 - O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams)


[SEM SPOILERS]
A inusitada abordagem do livro de Douglas Adams, usa o humor para várias críticas a instituições, da religião a ciência, passando pela burocracia. São tantos alvos que é até difícil listar todos em que o autor estava mirando. 

Estória
Arthur Dent é levado a uma insólita viagem espacial, por seu amigo (e ET disfarçado) Ford Prefect, antes da Terra ser destruída por uma raça de seres burocráticos. Dent vai conhecer e reconhecer outros personagens, entre eles: Comandantes de naves espaciais, um robô deprimido, um arquiteto de grandes coisas com barba branca e seus clientes pequeninhos.

Humor e crítica as instituições
O grande atrativo do livro é a narrativa ágil. É uma exigência do humor. O que torna enganoso o pequeno número de páginas, pois é cheia de significados escondidos em quase todas as situações. Sendo assim, muitas coisas acontecem. Os rumos da estória subvertem os caminhos usuais da Ficção Científica em nome do absurdo e do humor.

Os objetivos dos personagens são bizarros, geram um estranhamento, porém recompensa o leitor que procura encontrar algum sentido em toda a confusão. Ele está lá em algum lugar. Contudo, é necessário entender quais instituições estão sendo criticadas nas passagens, sob risco do absurdo ser apenas absurdo.

O protagonista, é o humano mais padrão possível. Serve de olhos do leitor. O lado racional constantemente é desafiado para estabelecer o parâmetro da loucura do enredo. Quando o enredo, mais para o final, começa a fazer algum sentido a situação se inverte e Dent parece o lado louco.

Considerações finais
A narrativa ágil, facilita e torna a leitura prazerosa, porém a leitura do humor pelo humor promete ser dificultada pois as referências as críticas são necessárias para entender boa parte das sacadas. É um interessante contrapeso a densos debates que as obras de FC costumam suscitar e, apesar de não ser nem um pouco raso, está longe de ser tão produtivo quanto outras obras do gênero. Isso acontece pois as críticas pelo humor apenas apontam o que consideram errado e nos fazem rir delas.

Livro lido para a resenha: O Guia do mochileiro das galáxias de Douglas Adams. Editora Arqueiro, 156 p.
Todos os livros da edição econômica, da trilogia de cinco (com uma sequência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário